quinta-feira, 5 de maio de 2011

Brincando com as palavras

Das muitas coisas boas que o Carnaval Virtual me trouxe, as principais foram as amizades, com as quais em muito pude contar e aprender. O laço com dois irmãos ficou gravado em um samba: Arthur Macedo, um pernambucano "arretado" vidrado por ousadias melódicas e Imperial, paulista, meu primeiro mestre e incentivador, com quem aprendi o bê-a-bá do samba-enredo. É dele uma lição que carregarei para sempre, quando mostrei meus primeiros esboços de samba, lá pelo fim de 2001: "compor é brincar com as palavras, você precisa brincar mais". Obrigado, mestre!

Com esta parceria, que já era íntima por conta de vários sambas compostos para a LIESV, empreendi minha segunda aventura no carnaval real: o concurso da Unidos da Coloninha para o carnaval de 2006. Após várias noites de reuniões no Yahoo! Messenger - onde ocorreram tantas férteis conferências de voz em anos de LIESV... - ficou pronta a obra, que disponibilizo em gravação simples. A introdução é nosso refrão para o ano anterior. A voz é de Jeisson Dias e o cavaco é de Sequinho.

S.R.C. Unidos da Coloninha
Carnaval 2006 - Samba Concorrente
Enredo: Da liberdade e da cana, a euforia. Da cachaça, a alegria. Eu quero é mais!
Compositores: Arthur Macedo, Imperial e Willian(m) Tadeu(Perucheano)*

O mar de Iemanjá
Trouxe de lá essa bravura
A saudade a exalar
O brilho dessa pele escura
Que semeou sua força, seu axé
Nos canaviais, seu "rosário" de fé

Lutando, sonharam com a liberdade
Heróis renascidos como quilombolas
Foram malês e foram levantes
Versos libertos nas matas

Mucama...
Vem das tuas mãos o sabor
Que a vida temperou
Doce como o beijo de quem ama
Negro café a "despertar"
O gosto "bom, bom" gosto em meu paladar
E nos braços do tempo
A cada momento, o alambique produziu
"Enlouquecendo" esse estado
Orgulho para o meu Brasil

Vai, meu sonho, vai num ideal de amor
E desta "santa" terra leva embora o sabor

Minha Coloninha vai passar
Eu quero é mais o sabor da alegria
Negra como a cor da noite
Livre do açoite, raiz da folia

Áudio: Coloninha - 2006 - Samba concorrente (Arthur Macedo, Imperial e Willian Tadeu).wma
(abra o link e clique na tradicional seta de "play")

*Na época, assinava como William Perucheano. Quando comecei a freqüentar chats e fóruns de carnaval, o fato inusitado de um morador de Blumenau torcer para a Peruche chamou atenção e rendeu o apelido. William era grafado com M porque - acreditem! - só descobri o N na minha certidão de nascimento em 2003 ou 2004 e optei por uma transição lenta. Virei "Willian Tadeu" na Consulado, em 2006/07, quando meu lado real preponderou sobre o virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário